Pré-requisitos

Aqui no CodeIgniter Brasil você vai encontrar material de qualidade sobre o framework CodeIgniter que, na modesta opinião dos escritores deste blog, é o melhor framework PHP existente na atualidade!

Entretanto, para começar a mexer no CodeIgniter e, inclusive, entender a maioria dos artigos do CodeIgniter Brasil, alguns pré-requisitos são necessários, dado que este é um tema bem específico e são necessários certos conhecimentos para um completo entendimento dos tópicos que aqui são tratados.

Você tem que saber programar em PHP

Não há que se falar em trabalhar com CodeIgniter sem saber programar… Sem saber programação, é literalmente impossível fazer qualquer coisa com o framework e desfrutar das vantagens, benefícios e facilidades que ele oferece – na verdade, sem saber programação você não vai notar qualquer vantagem, benefício ou faciliade…

Especificamente, é preciso saber programar em PHP, dado que o CodeIgniter é um framework para programação em PHP. Faz sentido, não é? E que fique bem claro que estamos falando sobre programação PHP orientada a objetos! Frameworks trabalham com OO e CodeIgniter não é diferente. Certamente você não vai ver por aqui uma explicação sobre o significado de “$this”.

Caso nunca tenha feito um programa na vida ou não tenha a mínima noção do que seja programação PHP, infelizmente você não aproveitará os conteúdos deste blog… Mas não desanime: Depois de adquirir certo conhecimento você pode voltar! Aconselhamos que você leia os seguintes livros:

É bom que você saiba sobre bancos de dados

Igualmente importante é saber sobre bancos de dados. O que é um BD, qual sua utilidade, quais suas implicações, os diferentes tipos de bancos de dados e muitas outras informações e siglas que são relacionadas.

É possível, sim, trabalhar com CodeIgniter sem saber sobre bancos de dados mas, comparativamente, é como andar em uma bicicleta sem rodas… Claro que para fazer web sites “simples” isso não é preciso e, para usar muitas das funcionalidades do CI, também é possível. Entretanto, você vai aproveitar muito mais do poder do CodeIgniter se souber sobre bancos de dados!

Não fique triste se você ainda não sabe sobre bancos de dados e a lógica por trás de tudo. Você pode começar seus estudos lendo os seguintes livros:

Você deve saber sobre XHTML, CSS e padrões da web

É altamente desejável que você tenha conhecimentos em XHTML, CSS e padrões da web, em geral. Qualquer que seja o site, sistema, software, etc, que você objetive fazer com PHP, necessariamente vai ter que mostrar os dados para quem usa. Isso é feito através de XHTML e CSS.

Mesmo que você seja “o cara da programação” e trabalhe com “o cara do design”, muitas vezes vai ser preciso que você mexa na parte dele e vice-versa. Os seguintes livros vão ajudar você a entender como “a coisa” funciona:

Você deve ser uma pessoa atualizada

Se você chegou até este tópico é porque, teoricamente, já sabe programar em PHP (orientado a objetos), conhece bancos de dados e tem, pelos menos, noções de XHTML, CSS e padrões da web. Com isso você já pode começar a mexer com CodeIgniter, parabéns!

Entretanto, assim como qualquer conhecimento, você precisa ficar atualizado e ciente das atualizações e mudanças que acontecem nas áreas de conhecimento. Quer dizer, você precisa ficar ligado nas atualizações sobre todas essas coisas que leu até agora! Ler alguns blogs sobre os assuntos vai ser muito útil para você (listagem em ordem alfabética):

Você está preparado?

Se você já tem conhecimentos em programação PHP orientada a objetos, bancos de dados e sabe para que serve e como estilizar via CSS a tag XHTML “<div>”, sinta-se à vontade para explorar todo o conteúdo do CodeIgniter Brasil e aprender junto conosco como fazer projetos bem melhores em um tempo bem menor usando CodeIgniter!

Caso, infelizmente, você ainda não tenha o conhecimento necessário, então corra logo e estude bastante para saber sobre essas coisas o quanto antes e também participar de nossas conversar sobre o melhor framework PHP!  ;-)

Aguardamos seus comentários! Abraços!

30 comentários em "Pré-requisitos"

gravatar

Diego  em 14 de novembro de 2010

Você leu todos eles??

gravatar

Sadjow Leão  em 23 de março de 2011

Eu não estou iniciando agora, mas venho aqui comentar porque achei boa a idéia de uma página de "pré-requisitos". Você soube dar um norte para quem inicia, fez um guia para quem está perdido. Poucos fazem isto.

Parabéns pelo blog.

gravatar

Márcio  em 24 de março de 2011

muito legal mesmo.. até engraçado! rsrs

gravatar

Tárcio Zemel  em 25 de março de 2011

Pois é, pouca gente faz, mas é importante, então, está aí! ;-)

Abraços!

gravatar

Tárcio Zemel  em 25 de março de 2011

O humor faz bem! :-)

gravatar

Daniel  em 19 de abril de 2011

Parabéns pela iniciativa. infelizmente é comum o caso de tentar atropelar as coisas e se frustrar depois.
Comecei a acompanhar o blog hoje, até pq estou iniando um projeto e decidi usar CodeIgniter pq nunca tinha utilizado.
Novamente, parabéns.

gravatar

Rodrigo Melo  em 30 de abril de 2011

Estou na mesma situação do Daniel e estou vendo uma melhor solução para iniciar um projeto, então, estou avaliando este framework e espero aprender bastante ;).

E Como o Sadjow Leão comentou, esta área é um verdadeiro "chá de bússula" para quem quer aprender o framework Codeigniter ;).

Grande abraço e parabéns pela iniciativa desta área de pré-requisitos ;).

gravatar

Tárcio Zemel  em 16 de maio de 2011

Muito obrigado, Daniel! Aguardo seus comentários e contribuições nos artigos!

gravatar

Tárcio Zemel  em 16 de maio de 2011

Obrigado!

Certamente uma boa opção é o CodeIgniter, pois a curva de aprendizado é pequena e o poder é grande!

gravatar

Rodrigo Spalidoro  em 1 de agosto de 2011

Estou vindo aqui porque o Tárcio falou bem no blog dele, tenho conhecimentos gerais sobre tudo, mas até hoje não entendi para que serve framework, será um CMS?, será uma biblioteca tipo o JQuery?, será um conceito tipo Ajax? será um pattern? enfim, espero entender lendo este site Abraços

gravatar

Tárcio Zemel  em 2 de agosto de 2011

Olá, Rodrigo, sou eu, Tárcio, que escrevo por aqui, também! rsrs

Dê uma olhadinha no artigo explicando o que é um framework que você esclarecerá suas dúvidas.

Abraços!

gravatar

Rafael Vicente  em 25 de agosto de 2011

Já tenho alguns conceitos do pré-requisito…

E achei legal essa sacada de vocês em coloca-lo.

Agora queria uma dica, por onde começar, usar o CodeIgniete e suas funcionalidades…

Abraços

gravatar

Daniel Miranda  em 7 de setembro de 2011

Parabéns ao time codigniterbrasil! Tenho que certeza que aqui vou aprender e compartilhar conhecimento!!

Abraços.

gravatar

Tárcio Zemel  em 9 de setembro de 2011

Comece lendo desde o primeiro artigo da seção Passos Iniciais.

Abraços!

gravatar

Tárcio Zemel  em 9 de setembro de 2011

Que bom, Daniel! Contamos com sua presença e participação! ;-)

gravatar

samuel  em 30 de setembro de 2011

Eu não estou iniciando agora, mas venho aqui comentar porque achei boa a idéia de uma página de "pré-requisitos". Você soube dar um norte para quem inicia, fez um guia para quem está perdido. Poucos fazem isto. [2]

gravatar

João Andrade  em 4 de outubro de 2011

Bom dia Tárcio…gostei muito da sua iniciativa em promover esse framework…
Atualmente trabalho com programação php pura (por ser meio novato ainda)…Trabalhei muito tempo com desenvolvimento de sistema ERP na IDE Delphi. Estou agora desenvolvendo sistemas na web, no entanto com o mesmo aspecto dos ERPs desktop (forms modelo windows). Agora estou pensando seriamente em fazer uso desse framework. Você acredita que é o indicado para esse meu seguimento de sistemas??? Consigo trabalhar bem com solicitações ajax a banco de dados???

gravatar

Tárcio Zemel  em 6 de outubro de 2011

Opa, João!

Pode começar a mexer com CodeIgniter que é garantido! A curva de aprendizado é incrível e no mesmo dia você já vai conseguir desenvolver alguma coisa!

Dá pra usar AJAX, sim, embora isso seja javascript. Aconselho você a dar uma olhada no jQuery UI, também, como você é acostumado a um visual mais "de sistema", acho que vai gostar bastante.

Abraços!

gravatar

João Andrade  em 10 de outubro de 2011

Valew pela dica Tarcio

Já estou usando o jQuery UI (sortable, selectable, resizable, etc)…e estou fazenas as requisições php, através do jquery…o resultado tem sido satisafatório..e agora estou começando a estudar mais esse framework.

gravatar

jeronimo0007  em 14 de outubro de 2011

Boa iniciativa, estudei um pouco sobre codeiginiter e sinceramente, gostei bastante, estou a disposição o que precisar. Parabens pelo site.

gravatar

eve  em 17 de novembro de 2011

to no PHP ainda mas em breve estarei conhecendo melhor esse fw. Vlw a iniciativa.

gravatar

Mr. Fogg  em 21 de novembro de 2011

Posso sugerir colocar os pré-requisitos (configurações) para rodar o Code Igniter, além de um link rápido (como o "pré-requisitos") para Começando com Code Igniter?

Abraços e excelente trabalho! =D

gravatar

Breno  em 21 de novembro de 2011

Sua iniciativa é muito boa, Tenho uma dúvida qual a versão do apache para roda o CI?

gravatar

Tárcio Zemel  em 21 de novembro de 2011

Mr. Fogg,
Breno

Qualquer servidor mais ou menos novo roda o CI. Para a versão atual, é preciso, no mínimo, PHP 5.1.6. O ruim de ter essa informação fixa é que, com a própria evolução do famework, isso varia.

Mas não há com o que se preocupar, já que a equipe EllisLab leva bastante em consideração a compatibilidade do CodeIgniter.

Abraços!

gravatar

Rubens luis  em 29 de novembro de 2011

Quais os requerimentos para rodar codeigneter em um server?

gravatar

Rodrigo Spalidoro  em 29 de janeiro de 2012

li o livro do ademir cristiano, ja se foram tres sites CI, padrão MVC é muito bom mesmo, evita que arquivos fiquem espalhados, dificultando a interação entre programadores, nota mil para o CI, mas tem que conhecer PHP e SQL mediano.

gravatar

Tárcio Zemel  em 30 de janeiro de 2012

Olá, Rubens! Dê uma olhada no artigo "CodeIgniter: Requisitos de Servidor e Licença de Uso".

Abraços!

gravatar

Cálcio  em 28 de fevereiro de 2012

Ola Tárcio, boa noite. Achei o seu site mnt interessante com seus passo a passo e me ajudou bastante a entender melhor o CI. Porém como iniciante e como venho do PHP estruturado, tenho algumas dificuldades a nível de estrutura de um site feito com o CI.

Teria a possibilidade de escrever artigos de como implementar uma área de Admin, temas e intenternaciolização?

[]'s

gravatar

Tárcio Zemel  em 2 de março de 2012

Com certeza esses e outros temas/tutoriais vão aparecer aqui no blog, mas, infelizmente, não dá marcar uma data certa… :-(

gravatar

Visitante  em 7 de agosto de 2012

Encare como uma crítica construtiva, mas 'desfrutar' se escreve assim, e não 'disfrutar', como está no título "Você tem que saber programar em PHP".

No mais, meus parabéns pelo Blog :)