EllisLab procura um novo dono para o CodeIgniter

20 de julho de 2013, em Notícias, por

Codeigniter.

No dia 9 deste mês de julho a Ellislab publicou um artigo intitulado “EllisLab Seeking New Owner for CodeIgniter” e muitos desenvolvedores ficaram pasmos com a notícia de que a Ellislab está procurando um novo “dono” para o CodeIgniter!

Ao ler as primeiras palavras do artigo, “EllisLab se prepara para dizer adeus a um produto muito amado“, muitos sentiram fortes dores no peito, tontura e ânsia de vômito, chegando a pensar em fazer uma besteira maior com a própria vida… Não é para tanto e estas breves palavras servem, justamente, para tranquilizar aqueles que entraram em desespero com a notícia. Ao final deste artigo, você vai ver que esta foi uma boa notícia!

Dados

Antes de qualquer outra coisa, é importante ter em mente que o CodeIgniter não vai acabar! Se a EllisLab emitisse um comunicado dizendo que acabaria com o projeto, isso seria algo totalmente estúpido e não racional, adjetivos totalmente opostos à iniciativa de quem presenteou o mundo do desenvolvimento com o melhor framework PHP da atualidade!

Aliás, fica difícil alguém querer encerrar um framework que:

  • É usado por milhares de desenvolvedores no mundo inteiro que produzem dezenas de projetos todos os dias;
  • O projeto PHP com mais forks no GitHub de todos os tempos;
  • É o segundo projeto PHP mais observado no GitHub (no momento da publicação do artigo), superando Slim, Yii, CakePHP, Zend e Laravel tanto em seguidores, quanto em contribuidores;
  • Enfim, é o melhor framework PHP da atualidade!

Motivações

Oficialmente, o motivo de a EllisLab estar procurando um “novo dono” para o CodeIgniter é que, como ela não tem modelos de financiamento como as de empresas que oferecem serviços (pois é uma empresa focada em produtos), admitiram que não estavam dando a devida “curatela” ao CI. Em outros termos: a EllisLab não está conseguindo dar ao CodeIgniter a atenção que ele merece.

Depois de quase uma década com o CodeIgniter (e diversas tentativas de amenizar essa realidade), a atitude de admitir isso publicamente, mais o fato de procurarem uma “nova casa” para o projeto, mostra que, realmente, a EllisLab se preocupa com o CI – talvez o fato de ele ser associado a um de seus produtos mais rentáveis, ExpressionEngine, também conte, mas essa é somente uma especulação -, e a comprovação disso está nas palavras presentes no artigo: “Nós amamos o CodeIgniter e queremos ver ele continuar a prosperar“.

O que esperar a partir de agora

Rick Ellis, o criado do CodeIgniter

Inicialmente, o CodeIgniter não foi um “produto da casa” da EllisLab; ele nasceu como um projeto pessoal de Rick Ellis (“Rick Ellis”, “EllisLab”, deu pra sacar quem é o cara, né?) que, depois que chegou a um nível de maturidade e eficiência aceitável, foi incorporado a alguns projetos da empresa e liberado para a comunidade. Portanto, todos os que já usaram o CodeIgniter em algum projeto (ainda mais projetos que proveram um meio de viver) têm muito a agradecer a Rick “Carecão” Ellis.

Ao contrário do que muitos, inadvertida e irrefletidamente, estão pensando e divulgando pela web à fora, o CodeIgniter vai continuar, sim, e essa história de, num futuro próximo, ele ser assumido por outra empresa/organização/conjunto/grupamento, deve ser encarado como algo positivo!

A EllisLab admitiu que manter o projeto eficientemente vai de encontro ao modelo de negócios da empresa; agora, já que o “próximo dono” do CI será voluntário (quer dizer, pessoas que estão dispostas a assumir o projeto), isso só pode ser encarado como boas novas e, em não muito tempo, podemos esperar muitas boas notícias a respeito do ainda melhor framework PHP, CodeIgniter!

27 comentários em "EllisLab procura um novo dono para o CodeIgniter"

gravatar

Eduardo Junio  em 20 de julho de 2013

Parabéns pelo artigo, eu li o artigo oficial postado no blog da EllisLab, e sim me parece ser uma boa notícia eu mesmo estava achando que o Codeigniter tinha morrido após tanto tempo sem atualizações! Eu nem posso imaginar minha vida sem CI, ele, sem sombra de dúvidas é o melhor e mais rápido framework PHP que eu conheço!

gravatar

Rafael Pinheiro  em 21 de julho de 2013

Ótimo artigo.

Confesso que quando comecei a ler o post o coração quase me pulou da boca. Pensei que o CI estaria com os dais contados. Mas felizmente podemos ver que tudo isso é para o bem dele e de quem o utiliza.

Tomara que seja "adotado" por alguém que dê uma boa continuidade ao projeto CI.

Abs!

gravatar

Vinicius Reis  em 22 de julho de 2013

Amo CI.
Faz tempo que não o uso mais gosto realmente dele, sua abordagem sempre foi muito bonita.
Espero voltar a usa-lo no futuro.
Quem sabe o que o futuro reserva a esse belíssimo Framework?

gravatar

KbrunoMotta  em 22 de julho de 2013

É nao esta morrendo mas o pai nao quer mais o filho :), se fosse o melhor mesmo ele nao estariam querendo se desfazer dele, eu acho o CI ruim, existe muitos outros melhores como o Zend, Laravel, que estao seguindo a tendencia do mercado.
e sem contar que o CI ainda usa var? para meu, estamos no PHP 5.5 e nao sabe ate hoje usar visibilidade em objetos

gravatar

Tárcio Zemel  em 22 de julho de 2013

"se fosse o melhor mesmo ele nao estariam querendo se desfazer dele". Nada a ver, cara, os motivos estão aí no texto do artigo (e os dados que mostram que a maioria dos webdevs que usam frameworks acham ele melhor que Zend e Laravel, também).

Esse fato de ele prestar muita atenção na retrocompatibilidade é, justamente, em função do modelo de negócios da EllisLab. Dependendo de quem vá assumir agora, talvez isso possa mudar. :-)

gravatar

Tárcio Zemel  em 22 de julho de 2013

Obrigado, Eduardo! É isso, mesmo, é uma boa notícia! o/

gravatar

Tárcio Zemel  em 22 de julho de 2013

haha! Se algum dia o CI não tiver mais pai, a comunidade adota ele! ;-)

gravatar

Tárcio Zemel  em 22 de julho de 2013

Pessoalmente, acredito que muitas boas coisas!

gravatar

panda  em 22 de julho de 2013

Tárcio, sou desenvolvedor JAVA pleno, quando mais aprendo, mais tenho certeza de que nada sei… o que mais me deixa triste "além da eterna briga C# vs JAVA"… são os "FUNBOY", moleques que levantam a bandeira de marcas, se achando o guru da situação… mas a fida cuida deste tipo de pessoa… como dizem na gíria boleira, "A BOLA PUNE"… Abraço e fique com deus, parabéns pelo artigo

gravatar

Tárcio Zemel  em 22 de julho de 2013

Obrigado, panda, um grande abraço!

gravatar

Arthur Barros  em 23 de julho de 2013

Seria bem legal ver alguma empresa grande adotar o CI, tipo a Oracle ou a Zend.

Vamos ver o que o futuro aguarda.

gravatar

Luiz  em 24 de julho de 2013

bahhhhhhh… uma Oracle seria demais!… e não seria pedir muito… já cuidam do MYSQL, SUN / JAVA… um FW em PHP cairia como uma luva!…

gravatar

Marcos  em 26 de julho de 2013

Se a ZEND pega, ela absorve a caba com o CI…
melhor negócio seria "ENTREGAR" p/ a comunidade CI…
ou p/ uma grande como o a Roracle

gravatar

Cleiton França  em 29 de julho de 2013

Apache também seria um bom lar…

gravatar

Tiago  em 30 de julho de 2013

Se quiserem mandar aqui pra casa tá de boa

gravatar

Rodrigo  em 5 de agosto de 2013

Será q irá demorar muito p/ se decidirem????… Digo, quanto mais tempo demorar, mais depreciado poderá ficar o FRAMEWORK.

gravatar

Marcelo Silva  em 29 de setembro de 2013

Esquenta não tácio! De vez em quando apareçe um "sobrinho" desses ai pra fazer barulho.

gravatar

Lucio Mafra  em 24 de outubro de 2013

Alguma novidade sobre este post?

Será que vale a pena eu começçar a estudar sobre o CodeIgniter?

Corro o risco dele ser descontinuado?

gravatar

Victor Magalhães  em 9 de dezembro de 2013

Muito bom o artigo Tárcio!

vlw abraço;

gravatar

Cornélio J. W.  em 4 de fevereiro de 2014

fiquei triste com a noticia
mais tomare q alguem legal fique com ela
tadinha

gravatar

wsilva  em 6 de fevereiro de 2014

Meu primeiro framework php foi o CI, excelente curva de aprendizado, poderoso e simples, ideal para projetos pequenos e sites.
Hj trabalho com Symfony 2, framework robusto, curva de aprendizado longa, mas com infinitas possibilidades.
Também desenvolvo projetos particulares com Laravel. Na minha opnião o substituto ideal para o CI .Enquanto fica essa indefinição fãs do CI estão migrando para o Laravel e descobrindo um mundo semelhante ao CI mas bem mais poderoso.
Pra quem está na duvida, fica a dica, aprenda Laravel pois não será um tempo perdido e caso não curtam, poderão voltar ao CI (caso ainda exista).

gravatar

Renan  em 23 de maio de 2014

Kara… parece que vc esta um pouco por fora dos projetos da Oracle que não são lucrativos. MySQL corre sério risco de morrer. Então que seja uma empresa com o pensamento da antiga Sun =)

gravatar

Tárcio Zemel  em 10 de junho de 2014

Vale a pena, sim! Uma nova subversão acabou de sair e uma "major" tá pra sair, também.

gravatar

Tárcio Zemel  em 10 de junho de 2014

Discordo desse negócio de "bom pra projeto pequeno", mas a quem interessar possa, o "sucessor espiritual" do CodeIgniter é o FuelPHP.

gravatar

Marcelo D Bueno  em 20 de julho de 2014

Poderia ser adotado pela Mozilla.

Comente!